Sustentabilidade é um tema central na agenda global de empresas públicas e privadas. Para que profissionais e empresas estejam adequados a essa realidade, precisam estar atualizados e atentos a diversas questões para manterem seus negócios de forma competitiva em longo prazo. Para isso, a atenção está voltada à construção de um ambiente que promova a sustentabilidade de forma eficaz com informações de alta qualidade, consistentes e comparáveis, e que permitam que formuladores de políticas públicas e investidores tomem decisões baseadas em dados dessa realidade.
Além dos investidores, o público consumidor está disposto a pagar mais por produtos e serviços comprometidos com respostas sociais, ambientais e éticas. Os profissionais da contabilidade são aliados na demonstração dessa prática, garantindo que as companhias operem de forma responsável. Os órgãos de implementação de regras estão buscando a efetivação das Normas de Divulgação de Sustentabilidade para melhorar os relatórios financeiros e a prestação de contas na Região da América Latina e do Caribe para, assim, maximizar o ambiente de negócios e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável dos países.
O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), do qual o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) faz parte, é uma das novas frentes que atua com essa missão. Zulmir Breda, coordenador de operações do CBPS, avalia que uma das formas de diminuir as lacunas sobre os entendimentos dos informes de sustentabilidade é promover a conscientização e capacitação dos profissionais.
“O Comitê está atuando, com diversas instituições, para chegar a pronunciamentos técnicos de sustentabilidade para que os reguladores brasileiros possam adotá-los no todo ou em parte. Também se vislumbra a elaboração de um amplo programa de treinamento e capacitação de todo o público interessado. Nós queremos atingir não apenas aqueles profissionais que fazem parte das entidades que compõem o CBPS, mas principalmente os demais usuários, stakeholders dessas informações, clientes, fornecedores e investidores”, destacou Breda.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, também reflete sobre a sustentabilidade para essa atuação contemporânea dos contadores.
“Os profissionais da contabilidade desempenham um importante papel em prol da sociedade e do mundo dos negócios, visando à sustentabilidade. E podem contribuir para a construção das bases das informações da sustentabilidade global”, avalia Dantas.
Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.
Mais informações: cfc@apexagencia.com.br